Morretes - Estação Ecológica Engenho da Serra

     Aos pés da serra do mar, fica localizada a propriedade dos nossos amigos agrofloresteiros, Amora e Luis Paulo, onde manejam Sistemas Agroflorestais de diversos estágios de desenvolvimento. Lá podemos encontrar cacau, banana, mandioca, cana de açúcar, maracujá, arroz, ingá, eucalipto, gengibre, entre diversas outras espécies. Membros do Ipepa estiveram lá, para uma visita de conhecimento da propriedade, além de participar de uma reunião para a organização de um PDC no meio do ano.

Vista geral da Estação Engenho da Serra

     A família Gnatta do Luis Paulo, está na propriedade desde 1910, e desde 1914 produzem uma cachaça de banana muito famosa. Com o intuito de continuar na área, o Luis e a Amora manejam a agrofloresta, enquanto planejam a construção de sua habitação no meio da mata. 

 Rafa e Amora observam o SAF

     Encontrada em abundância, a água é o elemento da paisagem que não falta, e os antepassados do Luis já haviam percebido isto, tanto é, que construíram um pequeno canal para movimentar o engenho, e que hoje pode ser usado para outros usos, basta criatividade, tal como gerar energia, afiar ferramentas, moer cana, entre outras tarefas que a imaginação permitir.

Vista do canal

     Além do trabalho e de facilitar a vida, a água pode ser usada para lazer, como vemos na imagem abaixo, feita no rio próximo da agrofloresta, que pode ser usado para um bom relaxamento e banho após os trabalhos.

Vista do rio

     Mas como não fomos a passeio e tínhamos como objetivo visitar as novas estações de permacultura que ingressarão na teia do Ipepa, tratamos logo de visitar mais sistemas agroflorestais do lugar, como pode ser visto abaixo, no momento em que vimos um Saf consorciando, milho, arroz, mandioca e inhame.

Visita ao SAF.

#engenhodaserra #SAF #Agrofloresta #Permacultura