Fogão foguete (ROCKET STOVE)

     O fogão foguete ou "rocket stove" como é chamado em inglês, é uma reinvenção do fogão a lenha tradicional. Trata-se de uma estrutura simples, construída em um formato que busca criar uma turbulência no ar que é aspirado pelo sistema, fazendo-o voltar para a queima antes de subir pela chaminé. O resultado é um fogão que produz mais calor com menos lenha pois os gases que não queimam completamente no fogão comum (característicos da fumaça branca), são redirecionados para a chama fazendo com que exista uma melhor eficiência da combustão, menos uso de lenha e também a emissão de gases menos agressivos na atmosfera.

Preparo da massa

     Depois de uma longa viagem, alguns moradores do Assentamento Madre Cristina em São João do Triunfo, acompanharam os permacultores João Paulo e Carla Simas da estação Jaguatirica, em um curso de fogão foguete que aconteceu em Florianópolis - SC.
     Facilitado por integrantes da Mística Andina que vieram da Argentina especialmente para o curso, os alunos puderam aprender desde o preparo da massa (argila, areia, esterco e palha) até as proporções que devem ser seguidas para o bom funcionamento do fluxo de ar pelo equipamento.

A estrutura base

     Após o preparo da massa, se executa a base do fogão, calculando a altura desejada da chapa e descontando o espaço que será ocupado pelo coração do foguete que possui o formato em "L". Podendo ser feito em qualquer material, porém preferencialmente em tijolos refratários, o coração do foguete deve ficar imediatamente abaixo da chapa como mostra a próxima imagem.

O coração do foguete

     Após ser locado o coração do foguete, o vazio em seu redor deve ser preenchido com material que isole termicamente o restante da estrutura e neste caso foi utilizado cinzas de lenha. após esta etapa pode ser então colocada a chapa de ferro fundido e o fogo já pode ser iniciado.

Fogão acabado

     Reparem nesta última imagem que existe uma lâmina metálica dobrada que serve para permitir o fluxo contínuo de ar por baixo da alimentação de lenha que é realizada. Logo subiremos no olho mágico um vídeo demonstrando o funcionamento do fogão.