Reforma do Paiol de Tela

Lembram-se de nosso paiol de tela? Pois é, as chuvas e fortes rajadas de vento o danificaram e ele precisou de uma reforma. A estação de Permacultura Jaguatirica fica no alto de uma colina, fator que potencializou a baixa vida útil do paiol. Mas isto não foi motivo para lamentações, e sim para aprendizado, planejamento e ação rápida pois ainda há milho para armazenar e logo teremos nova safra de milho crioulo que já está semeada na terra.

Foto do paiol que durou 04 anos

Desta vez o mesmo paiol teve sua estrutura de base mantida e a sua cobertura foi rebaixada. A base mantida foi devido ao fato de bons palanques de imbuia permanecerem intactos, já os pilares e a cobertura foram reforçados com madeiras nobres de demolição que arrematamos em um grande lote. Optamos por colocar telha de 06 mm de fibrocimento, para evitar danos com os pedras grandes de granizos que estão caindo na região. Para finalizar pintamos as madeiras com óleo queimado. As telhas mais fortes permitiram o beiral mais largo, para proteger do Sol e da chuva que poderiam incidir diretamente, prejudicando a qualidade de armazenamento.


Paiol Reformado

A pesar da reforma, o princípio de não aquecer o milho e boa ventilação foram mantidos com as paredes de tela. A elevação do chão e as laterais de tambores também foram preservadas, para evitar o acesso aos grãos e a consequente proliferação de roedores na estação. Continuem conectados pois em breve teremos mais postagens.

Proteção contra Roedores

Escada móvel

Piso e parede ventilada