Paiol de Tela

     Um problema na estação permacultural Jaguatirica, era armazenar o milho e manter os ratos distantes dele. Depois de muitas conversas e observações nas casas dos agricultores do grupo de agroecologia que participamos, pudemos finalmente fazer nosso paiol de tela.   


Feito sobre cepos de imbuia derrubados pela Companhia de Eletricidade, o restante da estrutura foi feito 100% em peças de eucaliptos que foram cortados em Lua minguante de inverno e protegidos com garrafas pet (aquecidas com lança chamas) nas extremidades. Todas as peças foram unidas com barras roscadas e rodeado por uma tela de galinheiro para segurar o milho dentro do paiol. A cobertura foi feita com capim Santa Bárbara e o assoalho com 12 pallets, a 1,20m do chão. Estes pallets, podem ser encontrados nas ruas das grandes cidades, nos lixos de construções.
     Para os ratos não subirem pelos cepos, sobre eles foram colocadas laterais de tambores plásticos velhos que armazenavam óleo, o que não permite a passagem dos roedores para o assoalho. Outro cuidado foi afastar o paiol de árvores, de maneira a impedir que os ratos subam nelas e pulem para a estrutura.
     Outra vantagem do paiol é a ventilação, que não permite que o milho fique úmido ou aquecido, evitando seu apodrecimento ou a eclosão de ovos de carunchos.